REVISÃO PROVA NEWTON

1. Considere um carro de tração dianteira que acelera no sentido indicado na figura em destaque. O motor é capaz de impor às rodas de tração um determinado sentido de rotação. Só há movimento quando há atrito estático, pois, na sua ausência, as rodas de tração patinam sobre o solo, como acontece em um terreno enlameado. O diagrama que representa corretamente as forças de atrito estático que o solo exerce sobre as rodas é:














2. Para responder a questão, considere as afirmações a seguir:
I. A força de atrito estático que o chão exerce nos pés da pessoa está orientada no sentido em que ela se movimenta, ao caminhar.
II. A força de atrito cinético que o chão exerce nos pneus de um carro que desliza com as rodas bloqueadas está orientada no sentido oposto ao do deslizamento.
III.a força de atrito que o chão exerce num carro muito carregado é maior do que quando ele está com pouca carga.
Está (Estão) correta(s):
a) I, apenas.             B) II, apenas       c)I e III, apenas         d)II e III,apenas         e)I,II,e III

3. (UNIFEI 09) Os carros modernos têm um dispositivo que auxilia a frenagem dos veículos, denominado sistema ABS. Quando o motorista pisa com violência no pedal do freio, esse sistema impede o travamento das rodas. Quando um carro não tem esse dispositivo, o motorista não deve pisar muito forte no pedal do freio, a fim de evitar que o carro derrape no pavimento. Nesse caso, a habilidade do motorista simula o efeito do ABS  e o carro pára na menor distância possível após a frenagem. Quando as rodas travam, a distância percorrida pelo carro durante a frenagem é maior. Qual é a alternativa abaixo que explica melhor este efeito?

A.       Se as rodas travam, a área do pneu em contato com o pavimento desliza sobre ele e a força de atrito responsável pela desaceleração do carro é a força de atrito cinética, menor que a força de atrito estática máxima que atuaria sem o escorregamento.
B.       Quando as rodas travam, o atrito contínuo entre a superfície do pneu em contato com o solo aquece de tal forma a borracha, amolecendo-a e diminuindo muito o atrito, além de provocar uma deformação no  pneu a ponto de deixá-lo imprestável, podendo o mesmo explodir durante a frenagem.
C.       Não é correto dizer que a distância percorrida pelo carro durante a frenagem é maior no caso de derrapagem dos pneus no pavimento. O problema da derrapagem é que o carro fica meio desgovernado e pode colidir com outro carro ou com algum obstáculo próximo à pista.
D.       Quando as rodas travam, o carro tende a seguir uma trajetória retilínea e, se o carro estiver seguindo um trecho em curva, o motorista é obrigado a tirar o pé do freio, corrigir a trajetória do carro e depois voltar à frenagem, para recuperar a desaceleração do carro.


4.  O bloco, inicialmente em repouso, representado na figura abaixo, tem massa 1,0 kg e está apoiado sobre uma mesa horizontal. Os coeficientes de atrito cinético e estático entre o bloco e a mesa são, respectivamente, 
me = 0,4 e md = 0,35. Considerando g = 10 m/s², determine a aceleração do bloco quando ele é empurrado por uma força horizontal F de intensidade:
  









a)F = 2,0N                                      b)F = 4,0N                                              c)F = 6,0N


5. (UECE)      

A figura mostra o gráfico da intensidade da força de atrito que um plano horizontal exerce sobre um corpo, versus a intensidade da força externa aplicada horizontalmente para arrastar este corpo, suposto inicialmente em repouso sobre o plano horizontal.
 
 

Sendo o coeficiente de atrito estático entre o plano e o corpo igual a 0,4, é verdadeiro afirmar que:
a) a força de atrito estático máxima que o plano faz sobre o corpo é 80 N;
b) o peso do corpo é 100 N;
c) o coeficiente de atrito cinético entre o corpo e o plano é 0,32;
d) a intensidade da força de atrito cinético varia linearmente com a intensidade da força aplicada ao corpo.

6. Na figura abaixo, os blocos A e B têm massas mA =60 kg e mB = 20 Kg e, estando apenas encostados entre si, repousam sobre o plano horizontal perfeitamente liso.
 









A partir de um dado instante, exerce-se em A uma força F horizontal, de intensidade 500N. Sabendo que o coeficiente de atrito entre os blocos é 0,2, calcule:
a) o módulo da aceleração do conjunto;
b) a intensidade das forças que A e B trocam entre si na região de contato.

7. F1 e F2 são forças horizontais de intensidade 30N e 10N, respectivamente, conforme a figura.
Sendo a massa de A igual a 3 kg, a massa de B igual a 2 kg, g =10 m/s² e c = 0,3 o coeficiente de atrito dinâmico entre os blocos e a superfície, a força de contato entre os blocos tem intensidade:
 









a) 24 N                        b) 30 N                  c) 40 N                              d) 10 N                   e) 18 N

8. (UNESP) A figura ilustra um bloco A, de massa mA = 2,0 kg, atado a um bloco B, de massa
mB = 1,0 kg, por um fio inextensível de massa desprezível. O coeficiente de atrito cinético entre cada bloco e a mesa é mc. Uma força F = 18,0 N é aplicada ao bloco B, fazendo com que ambos se desloquem com velocidade constante.









Considerando g = 10,0 m/s2, calcule:
a) o coeficiente de atrito c.
b) a tração T no fio.


9.  (PUC MG) No sistema mecânico da figura, os corpos A e B têm massas mA = 6,0 kg e mB = 4,0 kg, respectivamente. O fio que os une e a polia são ideais. O coeficiente de atrito entre o plano horizontal e o corpo A é m. A resistência do ar é desprezível e, no local, a aceleração da gravidade é g = 10m/s2. Quando o sistema é abandonado do repouso da posição indicada na figura, a aceleração por ele adquirida tem módulo de 1,0 m/s2.

 











Calcule:
a)a intensidade da força que traciona o fio;
b)o valor de m.


10. (Unisc – 2009/1) A figura representa um bloco B de massa mB apoiado sobre um plano horizontal e um bloco A de massa mA a  ele pendurado. O conjunto não se movimenta por causa do atrito entre o bloco B e o plano, cujo coeficiente de atrito estático é μB.  













Não leve em conta a massa do fio, considerado inextensível, nem o atrito no eixo da roldana. Sendo g o módulo da aceleração da gravidade local, pode-se afirmar que o módulo da força de atrito estático entre o bloco B e o plano:
a) é igual ao módulo do peso do bloco A.
b) não tem relação alguma com o módulo do peso do bloco A.
c) é igual ao produto m ·g· μB, mesmo que esse valor seja maior que o módulo do peso de A.
d) é igual ao produto m ·g· μB, desde que esse valor seja menor que o módulo do peso de A.
e) é igual ao módulo do peso do bloco B.

11. (UFRGS) Um dinamômetro, em que foi suspenso um cubo de madeira, encontra-se em repouso, preso a um suporte rígido. Nessa situação, a leitura do dinamômetro é 2,5 N. Uma pessoa puxa, então, o cubo verticalmente para baixo, fazendo aumentar a leitura no dinamômetro. Qual será o módulo da força exercida pela pessoa sobre o cubo, quando a leitura do dinamômetro for 5,5 N

(A) 2,2 N
(B) 2,5 N
(C) 3,0 N
(D) 5,5 N
(E) 8,0 N

12. (PUCRS) Um estudante empurra um armário, provocando o seu deslizamento sobre um plano horizontal, ao mesmo tempo em que o armário interage com o plano por meio de uma força de atrito cinético. Essa força de atrito mantém-se constante enquanto o armário é empurrado e o efeito da resistência do ar é desprezado. No instante representado na figura, a força F exercida pelo estudante tem módulo ligeiramente superior ao módulo da força de atrito entre o armário e o plano.



Se o módulo da força permanecer inalterado, o módulo da velocidade do armário _________; se o módulo de diminuir, mas permanecer ainda superior ao módulo da força de atrito, o módulo da velocidade do armário, nos instantes subsequentes, _________; se o módulo de diminuir até tornar-se igual ao módulo da força de atrito, o módulo da velocidade do armário, nos instantes subsequentes, _________.

A sequência correta de preenchimento das lacunas acima é:

(A) permanecerá constante – permanecerá constante – permanecerá constante
(B) aumentará – aumentará – permanecerá constante
(C) aumentará – permanecerá constante – diminuirá
(D) permanecerá constante – diminuirá – atingirá o valor zero
(E) aumentará – diminuirá – atingirá o valor zero



13. (Fuvest) Uma pedra gira em torno de um apoio fixo, presa por uma corda. Em dado momento corta-se a corda, ou seja, cessam de agir forças sobre a pedra. Pela Lei da Inércia, conclui-se que:
a) a pedra se mantém em movimento circular.
b) a pedra sai em linha reta, segundo a direção perpendicular à corda no instante do corte.
c) a pedra sai em linha reta, segundo a direção da corda no instante do corte.
d) a pedra pára.
e) a pedra não tem massa.

14. (UFBA) A Terra atrai um pacote de arroz com uma força de 49 N. Pode-se, então, afirmar que o pacote de arroz
a) atrai a Terra com uma força de 49 N.
b) atrai a Terra com uma força menor do que 49 N.
c) não exerce força nenhuma sobre a Terra.
d) repele a Terra com uma força de 49 N.
e) repele a Terra com uma força menor do que 49 N.

15. (UFRGS) A terceira Lei de Newton é o princípio da ação e reação. Esse princípio descreve as forças que participam na interação entre dois corpos. Podemos afirmar que:
a) duas forças iguais em módulo e de sentidos opostos são forças de ação e reação.
b) enquanto a ação está aplicada num dos corpos, a reação está aplicada no outro.
c) a ação é maior que a reação.
d) ação e reação estão aplicadas no mesmo corpo.
e) a reação em alguns casos pode ser maior que a ação.


16. Dois blocos estão ligados através de um fio que passa por uma polia ideal (não rotaciona e não possui massa). A massa dos blocos M1 e M2 são, respectivamente, 7 kg e 3 kg, como mostra a figura. Adotando g = 10 m/s2, determine:












a) a aceleração do bloco M1.                                                                              
b) a tensão no fio.
  
17. Dois blocos A e B, de massas respectivamente iguais a 5 kg e 10 kg, estão inicialmente em repouso, encostados um no outro, sobre uma mesa horizontal sem atrito. Aplicamos uma força horizontal F = 90 N, como mostra a figura.








a) Qual a aceleração dos blocos?
b) Qual a força que o bloco B exerce no bloco A?

18. Na figura a seguir, o corpo A e o corpo B tem 5 kg de massa. O corpo A desloca-se para baixo com uma aceleração de 2 m/s2.












a) qual o valor da força de atrito entre o bloco B e a superfície?
b) qual o valor do coeficiente de atrito estático?
c) calcule o valor da tensão entre os fios.



Nenhum comentário:

Postar um comentário