TEXTO REVISÃO DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA NA TERRA



TEXTO DE REVISÃO – DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA NA TERRA

1. Para que o texto abaixo possa ser compreendido é necessário que você complete-o com as palavras corretas. Abaixo estão algumas palavras que deverão completar o texto. Identifique onde elas se encaixam.

 BIOSFERA        ECOSSISTEMA        TEMPERATURA         VEGETAIS       ÁGUA         CICLO  
                            RESERVATÓRIO                  NATUREZA          ENERGIA         SOL   

A vida na Terra só é possível devido à      energia      solar e aos componentes básicos encontrados na   biosfera   . 
A luz e o calor do      Sol   que a Terra recebe garantem a energia necessária para processar a vida. A parte da energia solar que chega a Terra mantém a ____ temperataura   no planeta.
A vida na Terra também é possível graças à ___ água      . O calor do Sol que chega em nosso planeta é suficiente para que ocorra o ____ ciclo      da água, nos diferentes estado físicos: sólido, liquido e gasoso.
O fato da água se encontrar, na______ natureza     , em diferentes estados físicos permite que ela circule por todos os ambientes, e também participe de quase todos os processos da natureza.
Dentro de um _____ ecossistema     , o solo é o elemento que desempenha a importante atividade de sustentar e alimentar os____vegetais   , além de funcionar como _ reservatório        de água deste ecossistema. 

2. Ciclo da água:      Observe a figura e numere as frases identificando cada processo no ciclo da água













(  2  ) O sol aquece a água, ela sobe para a atmosfera, transforma-se em gotas de água que se juntam e formam as nuvens.
(  3  ) Quando as nuvens ficam muito pesadas, caem sobre a Terra em forma de chuva. A água da chuva vai ser aquecida pelo Sol e assim o ciclo da água continua. 
(  4  ) A água dos lagos, rios e mares está no estado liquido.

3. Agora, usando as palavras abaixo complete o próximo texto.


PERPENDICULAR       LONGO      CÂNCER      EQUINÓCIOS      TRANSLAÇÃO        GELO           PARALELOS SOLSTÍCIOS         DESIGUAL         ESTAÇÕES          NOITE          CAPRICÓRNIO        DURAÇÃO        PRIMAVERA   ÓRBITA        INVERNO         ROTAÇÃO         QUANTIDADE          ESFÉRICO         SUPERFÍCIE        OUTONO
 
                A energia solar se distribui pela superfície terrestre de modo____ desigual     . O valor da constante solar  é um valor médio, de aproximadamente 1,4 kW/m2, mas há regiões que recebem em sua _______ superfície      mais do que isso e outras que recebem menos. Uma das razões disso é o fato de que os raios solares que atingem a Terra, isto é, que formam a radiação solar, serem praticamente ______ paralelos      entre si; outra razão é ser a Terra um corpo praticamente_ esférico      , apenas ligeiramente abaulado nos pólos.

Em consequência dessas  circunstâncias, a quantidade de radiação que chega em cada metro quadrado nos pólos é menor do que a recebida na mesma área situada na zona equatorial. Entre o paralelo +23,5° (no hemisfério norte, que corresponde ao trópico de _
câncer      ) e o paralelo –23,5° do hemisfério sul (correspondente ao trópico de _ capricórnio     ) onde situa-se a zona tropical, em que a intensidade da radiação solar ao longo do ano é menor do que no equador e muito maior do que nos pólos

Não surpreende, portanto, que nas regiões polares predominem  o       gelo      e as temperaturas muito baixas, enquanto na zona equatorial ocorre o oposto. 
É preciso considerar também que a Terra não apenas percorre uma grande         órbita      em torno do Sol, mas ao mesmo tempo ela gira em torno de um eixo que não é      perpendicular      ao plano dessa órbita, mas forma com ela um ângulo de aproximadamente 23,5o (denominado inclinação da eclíptica).
A inclinação do eixo de ­­­­­­ rotação      da Terra, aliada ao seu movimento de translação      interfere na quantidade de incidência de raios solares recebidos na superfície terrestre. Como resultado, têm-se a existência das estações do ano e uma diferença na duração dos dias e das noites, ao longo do ano.
O Sol, ao longo do ano, executa um movimento aparente no céu que varia segundo as estações .      no inverno (junho a setembro no nosso hemisfério) ele descreve um arco muito baixo em relação ao plano do horizonte; a partir da     primavera      (setembro a dezembro no hemisfério sul) esse arco aumenta em comprimento e em altura, até atingir o máximo no verão (dezembro a março) e começar a diminuir no outono (março a junho)..
Nesse movimento aparente do sol no horizonte, o Solstício é o limite máximo alcançado por ele, seja mais ao Norte ou ao Sul. A impressão é de que a posição do sol estabilizou-se.
Quando o Sol atinge o limite máximo, ao sul, inicia-se a estação do verão. Esse dia é o dia mais longo      do ano em relação à noite, pois é quando recebe a maior incidência de raios solares. Ou, é quando o hemisfério está mais voltado para o sol.
Ao atingir o limite máximo ao norte no horizonte, o Sol inaugura a estação de inverno. Nesse dia, será a    noite      mais longa do ano, pois é quando recebe a menor quantidade de raios solares. É quando a parte do hemisfério não está voltada para o sol.
Ao todo, ocorrem 2    solstícios      para hemisfério. O solstício de verão e de inverno. Quando no hemisfério sul ocorrer o solstício de verão, ao mesmo tempo, no hemisfério norte ocorrerá o solstício de      inverno      e vice-versa.
Nesse movimento aparente do Sol, quando ele atinge o ponto médio de deslocamento, ocorrem os equinócios      ou seja, quando os dois hemisférios posicionam-se igualmente em relação ao sol.  Os equinócios ocorrem quando tanto o hemisfério sul quanto o hemisfério norte recebem a mesma    quantidade      de luz, fazendo com que o dia e a noite tenham a mesma duração      Os equinócios inauguram as estações do ano da primavera e do     outono      Logo, em cada hemisfério, em dois dias do ano, ocorrerão os equinócios.



Data do ano
Hemisfério Sul
Hemisfério Norte
20 e 21 de março
Equinócio de Outono
Equinócio de Primavera
22 e 23 de junho
Solstício de Inverno
Solstício de Verão
22 e 23 de setembro
Equinócio de Primavera
Equinócio de Outono
22 e 23 de dezembro
Solstício de Verão
Solstício de Inverno

2 comentários:

  1. Olá,Rosângela!
    Continuo com um pouco de dificuldade quanto à (Escala Absoluta da Termodinâmica). Ainda está confuso quanto o modo de transformação.Por exemplo: De Kelvin para grau Celsius.
    Se o exercício me der uma temperatura de 198 K,para mim encontrar a temperatura de grau Celsius suponhamos.Quanto a fórmula , devo ter em mente o valor de (-273 K), é isso né? . Mas é aí que surge a duvida. Não consigo chegar ao resultado que procuro,que é o de grau celsius.
    Agradeço. Aguardo uma ajuda !

    ResponderExcluir