DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO (alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente)

 



    No passado o mundo se desenvolveu baseado inteiramente em um modelo não sustentável, caracterizado essencialmente pelo uso excessivo de combustíveis fósseis. Nesse contexto, é interessante associar essa forma irresponsável de progresso com a poluição causada por ela, o que reflete assim automaticamente no aumento do DESEQUILÍBRIO AMBIENTAL. 

     Antes de conceituar o desequilíbrio ambiental, bem como analisar os seus tipos, cabe destacar a importância desse assunto para os estudantes que farão vestibular. Isso porque além de ser um tema muito recorrente tanto no Enem quanto em outros vestibulares tradicionais, é um assunto multidisciplinar, ou seja, pode envolver questões que abordam conhecimentos de geografia, biologia, química, entre outras disciplinas.

 

O QUE É DESEQUILÍBRIO AMBIENTAL?

É toda alteração (seja ela intencional ou não) provocada na natureza e que reflete de forma negativa para os sistemas ecológicos.

Em outras palavras, é o resultado desastroso da ação humana na natureza, propiciando mudanças de ordem física, química e biológica no equilíbrio ecológico. 


CAUSAS DO DESEQUILÍBRIO AMBIENTAL

     Sem dúvida a principal causa do desequilíbrio ambiental está relacionada com as atividades humanas irresponsáveis. Dentre elas, destacam-se:

• lavar tanques de navio petroleiro em alto mar, poluindo o ecossistema marinho local;

• despejar na atmosfera grandes quantidades de gases do efeito estufa, resultantes principalmente da queima de combustíveis fósseis;

• poluir rios que cortam regiões mineradoras, com o despejo de metais pesados e lama tóxica;

• desmatar florestas e regiões de preservação ambiental, as quais são responsáveis pelo equilíbrio térmico e purificação do ar local;

• vazar petróleo em plataformas em alto mar;

• extrair madeira de forma ilegal;

• queimar material orgânico em grande quantidade, o que aumenta a concentração de CO2 na atmosfera;

• jogar lixo em locais inapropriados, poluindo não só a vegetação, mas contaminando também o lençol freático.

 

CONSEQUÊNCIAS DO DESEQUILÍBRIO AMBIENTAL

 

Todas as consequências do desequilíbrio ambiental refletem de forma extremamente negativa tanto para o meio ambiente, quanto para os humanos.


ü Aumento da temperatura global

Uma vez que há maior concentração de gases estufa na atmosfera, haverá consequentemente a intensificação do efeito estufa, acarretando assim no aumento da temperatura da Terra.

 

ü Morte da vida marinha

O vazamento de petróleo no mar é uma prática excessivamente agressiva para o ecossistema local, ou seja, na sua ocorrência, a vida marinha na região é totalmente comprometida.

 

ü Redução das áreas verdes

O desmatamento de florestas reduz drasticamente as áreas verdes no mundo. Um bom exemplo didático para o estudante é o atual desmatamento da floresta Amazônica, o qual foi responsável por dizimar cerca de 180 km² de floresta só no primeiro mês do ano de 2019.

 

ü Diminuição da qualidade do ar

A queima excessiva de combustíveis fósseis (seja em automóveis, seja em processos industriais) polui o ar com gases nocivos à saúde, o que consequentemente reduz a qualidade do ar respirado nos grandes centros urbanos.

 

EXEMPLOS DE DESEQUILÍBRIO AMBIENTAL

Como mencionado, o desequilíbrio ambiental afeta drasticamente alguns dos processos naturais do ecossistema. Muitos desses processos são necessários para a sobrevivência humana e animal na Terra, entretanto, quando alterados, representam perigo.

 

INTENSIFICAÇÃO DO EFEITO ESTUFA

intensificação do efeito estufa é um dos exemplos mais notados do desequilíbrio ambiental. Isso porque a sua alteração causa aumento da temperatura do planeta, algo que é percebido e sentido de maneira mais fácil pela população.


AUMENTO DA CHUVA ÁCIDA

Uma vez que há o aumento da poluição do ar, haverá também o aumento da ocorrência de chuvas ácidas,já que elas são influenciadas pela taxa de concentração de óxidos ácidos na atmosfera.

ALTERAÇÃO DO PH DOS RIOS

O ecossistema de um rio é muito prejudicado quando há alteração do seu pH (principalmente com a morte de peixes). Como uma das causas do desequilíbrio ambiental é o despejo de metais pesados em rios, é simples de notar que isso acarretará em alteração do pH das águas.


ALTERAÇÃO DA TEMPERATURA DAS ÁGUAS DO MAR

Há estudos científicos comprovando que a temperatura da água do mar está subindo anualmente devido à intensificação da poluição humana. Esse fato é explicado uma vez que os oceanos passam a absorver mais quantidade de calor gerado na Terra, fruto da queima de combustíveis fósseis e queimada de florestas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário